Pós-Graduação em Psicologia Forense

"A aproximação entre direito e Psicologia, bem como a criação de um território transdisciplinar , é uma verdadeira questão de Justiça." (TRINDADE,2017)

A Psicologia Forense dedica-se ao estudo da proteção da sociedade e à defesa dos direitos dos indivíduos através da perspectiva psicológica, ou seja, da análise dosfatores psicossociais que estão por detrás dos fatos concretos.

A Psicologia presta serviço indispensável e de máxima importância ao Direito, na medida em que desvenda e elucida questões complexas em diversas frentes. Assim é que análises psicológicas são de rara utilidade em contextos de Direito de Família, Direito Criminal, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Trabalho, entre outros.

 

A Psicologia Forense busca construir o percurso de vida dos indivíduos e trazer à luz os processos psicológicos que conduzam à raiz das questões, não se restringindo à fria e por vezes, superficial, análise legal dos fatos.

 

 

PÚBLICO-ALVO

 

O curso está voltado a psicólogos que atuem ou desejem atuar nas áreas da Psicologia Jurídica e/ou Forense, bem como aos profissionais do ramo jurídico que tenham interesse pela matéria. O profissional que atua na Psicologia Forense tem enorme importância nas fases processuais, na elaboração e avaliação de perfis criminológicos, bem como em perícias em diversos ramos do Direito.

Pode atuar, ainda, como parecerista e como consultor das partes envolvidas em processos judiciais.

Existe um mercado bastante atraente aos que atuam ou pretendem atuar neste campo, tanto no setor público, como no privado e nas organizações não governamentais.

 

 

CONTÉUDO PROGRAMÁTICO

 

 

I Psicologia Forense 

II Temas atuais de  Psicologia Forense

III Metodologia de Pesquisa e da Produção Científica

IV Psicologia Forense I - aspectos epistemológicos e personagens do processo

V Psicologia Forense II - Institutos relacionados com as principais áreas do Direito.

VI Psicologia Jurídica nas Varas de Família e Cível

VII Psicopatologia

VIII Estudo de Casos em Investigação Criminal e Psicologia Forense

IX Laudos e perícias: aspectos processuais

X Criminologia e Vitimologia

XI Psicologia Jurídica e o Sistema Penal

XII (a)Direitos Humanos – 15 h/a

XII (b) Psicologia Forense e o ECA – 15 h/a

XIII Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica

 

Seminário: Psicologia Forense e Institutos de Direito do Trabalho

Seminário: Perfis Criminais e Comportamentais: Criminal Minds

 

  

CORPO DOCENTE:

Professores mestres e doutores com comprovada experiência docente.

 

Coordenação Acadêmica: Paula Cristina Hott Emerick Mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas.

 

Carga horária do curso: 390 h/a

 

METODOLOGIA

Como recursos metodológicos a serem empregados no curso podem-se destacar os seguintes:

_ Aulas expositivas (uso de quadro branco, retroprojetor e data-show);

_ Debates a partir de leituras de textos correlatos à área

_ Aulas no Laboratório de Informática;

_ Filmes;

_ Palestras

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Embora não haja uma exigência de atividades complementares, os alunos são incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.

 

TECNOLOGIA

Os professores têm à disposição os seguintes equipamentos como recursos de apoio às atividades didático-pedagógicas:

_ Datashow

_ Computador com leitor de CD/DVD

_ TV

_ Vídeo

 

INFRA-ESTRUTURA FÍSICA

As aulas dos cursos de pós-graduação lato sensu são realizadas no NPJ da FADILESTE, instalado em um casarão centenário inteiramente restaurado, dotado de ampla e moderna estrutura, anexo ao campus da FADILESTE.

Os alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu têm acesso livre às dependências da Biblioteca da Faculdade (inclusive sala de estudos individuais e em grupo), bem como aos Laboratórios de Informática da Instituição.

 

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

O pré-requisito essencial para a admissão nos cursos de Pós-graduação da FADILESTES é possuir diploma de graduação em qualquer curso superior. Ainda, é exigido um currículo atualizado como critério adicional de seleção, que será utilizado eventualmente em entrevista com o coordenador do respectivo curso no caso de procura superior à oferta de vagas.

 

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

No início de cada disciplina, o professor responsável recebe uma pauta com a lista de nomes e número de inscrição dos alunos em cada disciplina onde registra as presenças e ausências. Ao final do curso, verifica-se o cumprimento da presença mínima em 75% das aulas de cada aluno, a fim de lhe permitir a expedição do certificado de conclusão do curso, caso aprovado em todas as disciplinas oferecidas.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO

O TCC será um artigo científico ou monografia sobre tema relacionado ao curso, orientado pelos professores regentes do curso. A disciplina Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa auxiliará no desenvolvimento do trabalho.

 

 

CERTIFICAÇÃO

De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº. 1. de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho [de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu, emitido pela FADILESTE.

Este documento tem caráter informativo e poderá sofrer a

Início das aulas: 09 e 10 de março de 2018

 

INSCRIÇÕES:

Coordenação de Pós- Graduação e Extensão da FADILESTE - Michele Ornellas - WhastApp (33) 8428-1508.


OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA FADILESTE SÃO 100% PRESENCIAIS. O CORPO DOCENTE É FORMADO POR PROFESSORES COM NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO NO CONTEÚDO MINISTRADO, EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO.

tenho interesse