APRESENTAÇÃO Diante da realidade da sociedade contemporânea, onde as mudanças ocorrem permanentemente e em grande velocidade, marcada ainda pela escassez de recursos e pelo alto nível de competitividade, exige-se que o profissional responsável pela condução das organizações públicas esteja apto a enfrentar grandes desafios e que tenha desenvolvidos sua criatividade, seu espírito crítico e sua capacidade de produção de novos conhecimentos.
É certo que o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda e permanente geração de empregos é consequência de uma série de fatores econômicos, sociais e políticos, sendo importantes as práticas de organização e administração do trabalho, adotadas na sociedade, no decorrer de seu processo de desenvolvimento, tanto na área pública quanto na área empresarial. Neste sentido, o papel reservado aos Cursos de Especialização em Gestão Pública é de grande importância, na medida em que os agentes especialistas egressos (gestores e formuladores de políticas públicas) estarão capacitados a intervir com eficácia na realidade social, política e econômica.
OBJETIVOS A Constituição de 1988, ao elevar os Municípios ao status de entes federados e atribuir-lhes uma gama múltipla de competências, gerou a necessidade de aprimoramento do corpo funcional responsável pela execução das tarefas públicas, de forma a que não reste negligenciada a proposta constitucional. A especialização em Gestão Pública Municipal destina-se a contribuir na formação dos profissionais envolvidos com as questões municipais.
O principal objetivo deste curso é o de contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios de nossa região, levando ao gestor público o conhecimento necessário a desenvolver visão estratégica de todos os processos administrativos, formando profissionais com acentuada capacidade para liderar equipes de trabalho.
PROGRAMA:- Estado, Governo, Mercado e Problemas Contemporâneos
- O Público e o Privado na Gestão Pública
- Políticas Públicas
- Gestão Tributária
- Licitações e Processos Administrativos
- Gestão de pessoas em organizações públicas
- Gestão financeira em organizações públicas
- Gestão estratégica de organizações públicas
- Gestão de serviços e materiais na Administração Pública
- Organizações públicas e legislação
- Planejamento, Plano Diretor e Gestão de Projetos
- Metodologia do Trabalho Científico
Formação para o Mercado de Trabalho
Formação para o Magistério Superior (disciplinas optativas)
Didática do Ensino Superior
Didática do Ensino Superior Jurídico
Carga horária do curso:
Formação para o mercado de trabalho: 360 h/a
Formação para o magistério superior: 420 h/a
METODOLOGIA Como recursos metodológicos a serem empregados no curso podem-se destacar os seguintes:
- Aulas expositivas (uso de quadro branco, retroprojetor e data-show);
- Debates a partir de leituras de textos correlatos à área
- Aulas no Laboratório de Informática;
- Filmes;
- Palestras
ATIVIDADES COMPLEMENTARES Embora não haja uma exigência de atividades complementares, os alunos são incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.
TECNOLOGIA Os professores têm à disposição os seguintes equipamentos como recursos de apoio às atividades didático-pedagógicas:
- Datashow
- Computador com leitor de CD/DVD
- TV
- Vídeo
INFRA-ESTRUTURA FÍSICA As aulas dos cursos de pós-graduação lato sensu são realizadas no NPJ da FADILESTE, instalado em um casarão centenário inteiramente restaurado, dotado de ampla e moderna estrutura, anexo ao campus da FADILESTE.
Os alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu têm acesso livre às dependências da Biblioteca da Faculdade (inclusive sala de estudos individuais e em grupo), bem como aos Laboratórios de Informática da Instituição.
CRITÉRIO DE SELEÇÃO O pré-requisito essencial para a admissão nos cursos de Pós-graduação da FADILESTES é possuir diploma de graduação em qualquer curso superior. Ainda, é exigido um currículo atualizado como critério adicional de seleção, que será utilizado eventualmente em entrevista com o coordenador do respectivo curso no caso de procura superior à oferta de vagas.
SISTEMAS DE AVALIAÇÃO Cada disciplina terá uma avaliação de acordo com os critérios exigidos por cada professor regente, sendo exigida uma nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis). Já o Trabalho de Conclusão de Curso exigirá nota mínima igual ou superior a 7,0 (sete).
CONTROLE DE FREQUÊNCIA No início de cada disciplina, o professor responsável recebe uma pauta com a lista de nomes e número de inscrição dos alunos em cada disciplina onde registra as presenças e ausências. Ao final do curso, verifica-se o cumprimento da presença mínima em 75% das aulas de cada aluno, a fim de lhe permitir a expedição do certificado de conclusão do curso, caso aprovado em todas as disciplinas oferecidas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO O TCC será um artigo científico ou monografia sobre tema relacionado ao curso, orientado pelos professores regentes do curso. A disciplina Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa auxiliará no desenvolvimento do trabalho.
CERTIFICAÇÃO De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº. 1. de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu, emitido pela FADILESTE.
Este documento tem caráter informativo e poderá sofrer alterações.