APRESENTAÇÃO
Curso atualizado! Conforme o Novo CPC e Legislação esparsa.
Inaugura-se uma nova fase do Direito Processual Civil Brasileiro!
Após mais de quatro anos de tramitação legislativa, eis que o Brasil tem um novo Código de Processo Civil: o primeiro Código de Processo Civil publicado em regime democrático.
Neste contexto, é imperativo ao profissional do Direito um estudo profundamente analítico e pormenorizado desse novo sistema do processo civil brasileiro.
O Novo Processo Civil Brasileiro deve agora ser encarado não apenas como objeto de estudo e análise, mas também, e principalmente, como objeto de reflexão e reposicionamento de institutos e normas.
Não resta dúvida de que uma nova era está sendo inaugurada, sobretudo considerando que o CPC-2015 resolve expressamente uma série de divergências doutrinárias e jurisprudenciais, sepultando antigas polêmicas com solução legislativa.
Ainda na opção expressa pela celeridade e simplificação, quando possíveis, o CPC-2015 abandonou os termos "condição da ação" e "carência de ação", referindo-se simplesmente à legitimidade e ao interesse. Diversas outras alterações significativas e estruturais foram levadas a efeito, exigindo de todos os operadores do Direito não somente atualização, mas também renovado ânimo para repensar o Direito Processual Civil.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º MÓDULO - DIREITO PROCESSUAL – VISÃO GERAL E AS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS ;
2º MÓDULO - DA FUNÇÃO JURISDICIONAL E SUJEITOS DO PROCESSO;
3º MÓDULO – DOS ATOS PROCESSUAIS, FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO, PRECLUSÃO E TEORIA DA COGNIÇÃO JUDICIAL;
4º MÓDULO – TUTELA PROVISÓRIA E PROCEDIMENTO COMUM (PETIÇÃO INICIAL E AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO);
5º MÓDULO – DA CONTESTAÇÃO, RECONVENCÃO, REVELIA, PROVIDENCIAS PRELIMINARES, SANEAMENTO, E JULGAMENTO CONFORME ESTADO DO PROCESSO;
6º MÓDULO – DA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO E DAS PROVAS;
7º MÓDULO - SENTENÇA E COISA JULGADA, LIQUIDAÇÃO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA;
8º MÓDULO – TEORIA GERAL DO PROCESSO DE EXECUÇÃO;
9º MÓDULO - DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO, DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO, DA SUSPENSÃO E DA EXTINÇÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO;
10º MÓDULO - DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS I;
11º MÓDULO – DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS II;
12º MÓDULO – DOS PROCESSOS NOS TRIBUNAIS E DOS MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS;
*13º MÓDULO– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – (OPCIONAL PARA ALUNOS QUE JÁ POSSUEM CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO).
PÚBLICO ALVO
Profissionais do Direito, como advogados, procuradores, juízes, serventuários dos órgãos de previdência e da Justiça Federal, assessores jurídicos e outros bacharéis em Direito que queiram buscar a ampliação do campo de conhecimentos jurídicos, com especialização na área da Advocacia Trabalhista e Previdenciária.
COORDENAÇÃO
Profa. Paula Cristina Hott Emerick
Mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas. Professora da FADILESTE.
CORPO DOCENTE
Professores Doutores e Mestres, em, no mínimo, 50%, e especialistas, todos com comprovada experiência no ensino superior.
METODOLOGIA
Como recursos metodológicos a serem empregados no curso podem-se destacar os seguintes:
_ Aulas expositivas (uso de quadro branco, retroprojetor e data-show);
_ Debates a partir de leituras de textos correlatos à área
_ Aulas no Laboratório de Informática;
_ Filmes;
_ Palestras
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Embora não haja uma exigência de atividades complementares, os alunos são incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.
TECNOLOGIA
Os professores têm à disposição os seguintes equipamentos como recursos de apoio às atividades didático-pedagógicas:
_ Datashow
_ Computador com leitor de CD/DVD
_ TV
_ Vídeo
CRITÉRIO DE SELEÇÃO
O pré-requisito essencial para a admissão nos cursos de Pós-Graduação da FADILESTE é possuir diploma de graduação em qualquer curso superior. Ainda, é exigido um currículo atualizado como critério adicional de seleção, que será utilizado eventualmente em entrevista com o coordenador do respectivo curso no caso de procura superior à oferta de vagas.
SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
Cada disciplina terá uma avaliação de acordo com os critérios exigidos por cada professor regente, sendo exigida uma nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis). Já o Trabalho de Conclusão de Curso exigirá nota mínima igual ou superior a 7,0 (sete).
CONTROLE DE FREQUÊNCIA
No início de cada disciplina, o professor responsável recebe uma pauta com a lista de nomes e número de inscrição dos alunos em cada disciplina onde registra as presenças e ausências. Ao final do curso, verifica-se o cumprimento da presença mínima em 75% das aulas de cada aluno, a fim de lhe permitir a expedição do certificado de conclusão do curso, caso aprovado em todas as disciplinas oferecidas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO
O TCC será um artigo científico ou monografia sobre tema relacionado ao curso, orientado pelos professores regentes do curso. A disciplina Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa auxiliará no desenvolvimento do trabalho.
CERTIFICAÇÃO
De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº. 1. de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu,, emitido pela FADILESTE.
Este documento tem caráter informativo e poderá sofrer a qualquer tempo alterações em seu conteúdo e forma.