A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.
A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da praxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.
Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social." ( Fórum Nacional, 1987)
A Extensão é processo educativo e científico, ao fazer extensão estamos produzindo conhecimento, mas não qualquer conhecimento, um conhecimento que viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade e vice-versa. Uma extensão que é experiência na sociedade, uma práxis de um conhecimento acadêmico, mas que não se basta em si mesmo, pois está alicerçada numa troca de saberes, popular e acadêmico, e que produzirá o conhecimento no confronto do acadêmico com a realidade da comunidade.
Ciente e consciente de seu importante papel na comunidade que a circunda, a FADILESTE desenvolve e realiza eventos destinados a propagar o conhecimento, não somente científico, mas também o de utilidade social, para além das fronteiras de seu "campus" universitário.
Deste modo, a FADILESTE divide sua Extensão em duas categorias: Extensão Universitária e Ação Comunitária.
Através de sua Coordenação de Extensão, a FADILESTE, no desenvolvimento da Extensão Universitária propriamente dita, realiza eventos de cunho eminentemente científico, como o Congresso de Ciências Jurídicas FADILESTE, evento anual já consolidado como o mais importante evento jurídico da região, abrangendo amplamente os operadores do Direito. São realizados também eventos como os "Workshops sobre temas polêmicos", válidos para a formação de opinião dos alunos sobre temas em voga na sociedade.
Sob a Coordenação da professora Paula Cristina Hott Emerick, as atividades de extensão da FADILESTE representam importante ponto de intercessão entre a Faculdade e a sociedade, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento de todos os envolvidos, alunos, professores, colaboradores e membros da comunidade.