Infraestrutura

As aulas dos cursos de pós-graduação lato sensu são realizadas no NPJ da FADILESTE, instalado em um casarão centenário inteiramente restaurado, dotado de ampla e moderna estrutura, anexo ao campus da FADILESTE.

SAIBA MAIS


Proposta Educacional

A proposta educacional da FADILESTE, é formar pessoas comprometidas em identificar e resolver os problemas que as cercam e gerar valores para sociedade, enquanto tornam-se protagonistas de seus aprendizados

SAIBA MAIS


Fale Conosco

(33) 3378-4000 / (33) 8428-1508 - Whatsapp / Email: fadileste.edu@hotmail.com


Direito Registral e Imobiliário

Núcleo de Pós-Graduação e Extensão


JUSTIFICATIVA
 
      Nos últimos anos, ocorreu importante aquecimento no mercado de imóveis da região, representando aquilo que se pode chamar de um verdadeiro "boom" imobiliário, visivelmente perceptível pela criação de novas áreas para empreendimentos imobiliários e pelo crescimento vertiginoso da construção civil.
Atrelado a este fenômeno, o Direito Registral ganha nova visibilidade, pois os interessados em uma operação imobiliária têm amplo interesse em consultar uma documentação completa e perfeitamente regular. O curso tem o propósito, portanto, de agregar duas áreas profundamente relacionadas, pois tanto os operadores de negócios imobiliários e advogados atuantes na área se deparam com matéria registral, quanto os próprios profissionais do direito empresarial e de família – além dos próprios gestores e servidores cartorários – necessitando, pois, de conhecimentos específicos para o exercício profissional de sucesso.


OBJETIVOS


      Fornecer aos profissionais da área jurídica os necessários conhecimentos em direito registral, bem como os fundamentos e especificidades do direito imobiliário. Capacitar os profissionais da área registral e imobiliária para o atendimento a demandas jurídicas específicas da área, sistematizando as experiências práticas e fornecendo conhecimento teórico necessário para o aprimoramento profissional.
 

PÚBLICO ALVO
 
      Além dos profissionais da área jurídica, corretores de imóveis, funcionários públicos de registros públicos, empresários, consultores, administradores e demais interessados.
 
COORDENAÇÃO
 
Paula Cristina Hott Emerick
Mestre em Direito pela PUC MINAS.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 
  • Teoria Geral do Direito Privado    
  • Direito das Coisas, Posse e Propriedade, Usucapião e Direito de Vizinhança
  • Parcelamento do Solo Urbano: loteamento ou desmembramento
  • Contratos Imobiliários
  • Direito Constitucional Aplicado
  • Técnicas de Negociação Imobiliária
  • Direito Registral I (Registro de Imóveis)
  • Direito Registral II (Registro Civil das Pessoas Naturais, Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos)
  • Marketing Imobiliário
  • Direito Tributário Aplicado                          
  • Direito de Família e Sucessões Aplicado
  • Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino Superior                           
 
CORPO DOCENTE


      Professores Doutores e Mestres, em, no mínimo, 50%, e especialistas, todos com comprovada experiência no ensino superior.
 
METODOLOGIA
 
      Como recursos metodológicos a serem empregados no curso podem-se destacar os seguintes:
  • Aulas expositivas (uso de quadro branco, retroprojetor e data-show);
  • Debates a partir de leituras de textos correlatos à área
  • Aulas no Laboratório de Informática;
  • Filmes;
  • Palestras

ATIVIDADES COMPLEMENTARES


      Embora não haja uma exigência de atividades complementares, os alunos são incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.
 

TECNOLOGIA


      Os professores têm à disposição os seguintes equipamentos como recursos de apoio às atividades didático-pedagógicas:
•     Datashow
•     Computador com leitor de CD/DVD
•     TV
•     Vídeo
 

CRITÉRIO DE SELEÇÃO
 
      O pré-requisito essencial para a admissão nos cursos de Pós-graduação da FADILESTES é possuir diploma de graduação em qualquer curso superior. Ainda, é exigido um currículo atualizado como critério adicional de seleção, que será utilizado eventualmente em entrevista com o coordenador do respectivo curso no caso de procura superior à oferta de vagas.
 

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

 
      Cada disciplina terá uma avaliação de acordo com os critérios exigidos por cada professor regente, sendo exigida uma nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis). Já o Trabalho de Conclusão de Curso exigirá nota mínima igual ou superior a 7,0 (sete).
 

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

 
      No início de cada disciplina, o professor responsável recebe uma pauta com a lista de nomes e número de inscrição dos alunos em cada disciplina onde registra as presenças e ausências. Ao final do curso, verifica-se o cumprimento da presença mínima em 75% das aulas de cada aluno, a fim de lhe permitir a expedição do certificado de conclusão do curso, caso aprovado em todas as disciplinas oferecidas.
 

TRABALHO DE CONCLUSÃO

 
      O TCC será um artigo científico ou monografia sobre tema relacionado ao curso, orientado pelos professores regentes do curso. A disciplina Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa auxiliará no desenvolvimento do trabalho.
 

CERTIFICAÇÃO

 
      De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº. 1. de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu, emitido pela FADILESTE.

tenho interesse