Infraestrutura

As aulas dos cursos de pós-graduação lato sensu são realizadas no NPJ da FADILESTE, instalado em um casarão centenário inteiramente restaurado, dotado de ampla e moderna estrutura, anexo ao campus da FADILESTE.

SAIBA MAIS


Proposta Educacional

A proposta educacional da FADILESTE, é formar pessoas comprometidas em identificar e resolver os problemas que as cercam e gerar valores para sociedade, enquanto tornam-se protagonistas de seus aprendizados

SAIBA MAIS


Fale Conosco

(33) 3378-4000 / (33) 8428-1508 - Whatsapp / Email: fadileste.edu@hotmail.com


Advocacia Trabalhista e Previdenciária


JUSTIFICATIVA e OBJETIVOS

O presente curso de Pós-Graduação lato sensu em Advocacia Trabalhista e Previdenciária objetiva preparar os profissionais do Direito para as lides trabalhistas e previdenciárias, enfocando os principais tipos de ações e seus procedimentos, conferindo aos estudos importante viés prático, sem descurar da boa formação teórico-científica dos ramos justrabalhista e previdenciário.

Em função da recente inauguração da Justiça Federal, é objetivo também enfocar as lides trabalhistas e previdenciárias específicas da região.

Como optativas, o curso oferece as disciplinas Didática do Ensino Superior e Didática do Ensino Superior Jurídico, para qualificar aqueles que busquem formação para a docência no ensino superior. *(complementação de carga horária facultativa, semipresencial).

Carga horária do curso:
Formação para o mercado de trabalho: 360 h/a
Formação para o magistério superior: 420 h/a


CONTEÚDO DO CURSO

Formação para o Mercado de Trabalho

• Advocacia Trabalhista Preventiva: Direito Individual do Trabalho
• Procedimento Processual Trabalhista
• Prática de Processo do Trabalho I – Da petição inicial aos recursos
• Prática de Processo do Trabalho II – Da petição inicial aos recursos
• Audiência Trabalhista
• Cálculos Trabalhistas
• Temas especiais de Direito do Trabalho
• Ações Previdenciárias
• Direito Coletivo do Trabalho
• Metodologia do Trabalho Científico

Formação para o Magistério Superior (disciplinas optativas)
• Didática do Ensino Superior
• Didática do Ensino Superior Jurídico


PÚBLICO ALVO
Profissionais do Direito, como advogados, procuradores, juízes, serventuários dos órgãos de previdência e da Justiça Federal, assessores jurídicos e outros bacharéis em Direito que queiram buscar a ampliação do campo de conhecimentos jurídicos, com especialização na área da Advocacia Trabalhista e Previdenciária.


COORDENAÇÃO
Profa. Paula Cristina Hott Emerick
Mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas. Professora da FADILESTE.


CORPO DOCENTE
Professores Doutores e Mestres, em, no mínimo, 50%, e especialistas, todos com comprovada experiência no ensino superior.


 METODOLOGIA
Como recursos metodológicos a serem empregados no curso podem-se destacar os seguintes:
_ Aulas expositivas (uso de quadro branco, retroprojetor e data-show);
_ Debates a partir de leituras de textos correlatos à área
_ Aulas no Laboratório de Informática;
_ Filmes;
_ Palestras


ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Embora não haja uma exigência de atividades complementares, os alunos são incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.


TECNOLOGIA
Os professores têm à disposição os seguintes equipamentos como recursos de apoio às atividades didático-pedagógicas:
_ Datashow
_ Computador com leitor de CD/DVD
_ TV
_ Vídeo


CRITÉRIO DE SELEÇÃO
O pré-requisito essencial para a admissão nos cursos de Pós-Graduação da FADILESTE é possuir diploma de graduação em qualquer curso superior. Ainda, é exigido um currículo atualizado como critério adicional de seleção, que será utilizado eventualmente em entrevista com o coordenador do respectivo curso no caso de procura superior à oferta de vagas.


SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
Cada disciplina terá uma avaliação de acordo com os critérios exigidos por cada professor regente, sendo exigida uma nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis). Já o Trabalho de Conclusão de Curso exigirá nota mínima igual ou superior a 7,0 (sete).


CONTROLE DE FREQUÊNCIA
No início de cada disciplina, o professor responsável recebe uma pauta com a lista de nomes e número de inscrição dos alunos em cada disciplina onde registra as presenças e ausências. Ao final do curso, verifica-se o cumprimento da presença mínima em 75% das aulas de cada aluno, a fim de lhe permitir a expedição do certificado de conclusão do curso, caso aprovado em todas as disciplinas oferecidas.


TRABALHO DE CONCLUSÃO
O TCC será um artigo científico ou monografia sobre tema relacionado ao curso, orientado pelos professores regentes do curso. A disciplina Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa auxiliará no desenvolvimento do trabalho.


CERTIFICAÇÃO
De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº. 1. de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu,, emitido pela FADILESTE.


Este documento tem caráter informativo e poderá sofrer a qualquer tempo alterações em seu conteúdo e forma.



tenho interesse