OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
OBJETIVOS DA AUTOVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Considerando que a autoavaliação deve ser uma construção coletiva dos sujeitos que integram a IES, buscando o desenvolvimento de uma cultura avaliativa em prol do aperfeiçoamento, devem ser respeitados os seguintes objetivos:
• Produzir conhecimento;
• Questionar o sentido das atividades e finalidades da Instituição;
• Identificar as causas de problemas e fragilidades;
• Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e técnicos administrativos;
• Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
• Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da Instituição;
• Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.
PRINCÍPIOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A CPA entende que a estrutura da avaliação institucional deve:
• Ser contínua e permanente;
• Contar com a participação ampla da comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos) em todas as etapas da avaliação;
• Considerar o Plano de Desenvolvimento Institucional como diretrizes no processo de avaliação;
• Utilizar, com o maior grau de integração possível, métodos qualitativos e quantitativos de avaliação;
• Ser constituída de métodos de simples entendimento e administração;
• Ser adaptável às necessidades e características da Instituição ao longo de sua evolução;
• Utilizar as informações já disponíveis sobre a Instituição;
• Criar uma cultura de avaliação em toda a Instituição, focada na constante melhoria e renovação de suas atividades;
• Fornecer aos gestores e à sociedade elementos para contínua melhora da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.