Em 04/07/2017 às 14h48

I COLÓQUIO DIREITO E LITERATURA

No dia 29/06 aconteceu na FADILESTE o I Colóquio Direito e Literatura. O grupo de professores responsáveis pelo momento tinham como objetivo provocar, nos alunos das série iniciais, a importância da leitura de obras literárias e como estas sempre estiveram comprometidas com as mudanças sociais. Debateu se sobre o papel da arte nas transformações  sociais. O  público-alvo foi de alunos de séries iniciais. 
Na ocasião, os participantes abordaram as temáticas tais como os desfavorecidos, os marginalizados, os estereotipados, e as maneiras de, através da arte e Literatura, dar voz a essa classe pormenorizada por um mundo capitalista, no qual apenas as classe sociais mais ricas têm pleno direito aos dispositivos elencados na Constituição Federal. 
Foi  um momento de grande aprendizado, troca de experiências, teorias e, principalmente, prática interdisciplinar e construção do pensamento crítico. O colóquio foi o primeiro de um projeto de curadoria que prevê outros eventos sobre as relações do direito com a literatura. A interdisciplinaridade entre Literatura, Direito, História e Psicologia foi traçando um interessante caminho em busca de tirar da invisibilidade cidadãos que já estão marcados pela desigualdade social. Que os Direitos Humanos sejam realmente levados a sério, com i auxílio de uma sociedade de Humanos direitos, comprometidos com o bem social.