Em 22/05/2017 às 19h50

2ª Semana da Iniciação Científica do Curso de Direito da FADILESTE

A FADILESTE, por meio da Coordenação de Iniciação Científica do Curso de Direito, organizou, na semana em curso, a 2ª Semana da Iniciação Científica.

O evento realizou-se nos dias 16 e 17 de maio de 2017, destinando-se aos alunos do primeiro e segundo períodos do Curso de Direito.

No primeiro dia, os Professores Mestres Hugo Garcez Duarte e Alessandro da Silva Leite fizeram uma apresentação oral sobre o tema: Ciência jurídica, pessoa e contemporaneidade.

Os docentes promoveram um evento dinâmico, em que os alunos não se colocaram, unicamente, na posição de ouvintes, ocupando, inclusive, o papel de protagonistas, apresentando suas visões respectivas sobre o que os levaram a cursar Direito, perspectivas e maiores dificuldades até então encontradas.

A partir da exposição discente, os Professores supracitados apresentaram diversos pontos referentes ao Curso frente às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito e aos problemas políticos, sociais, econômicos, culturais e jurídicos hoje existentes.

Pretendeu-se, acima de tudo, por meio de contribuições jurídicas, históricas, sociais, políticas, econômicas e psicanalíticas, demonstrar que em meio aos desafios, o aluno deverá estar atento ao tempo em que vivemos e aos seus diversos referenciais, os quais podem apresentar visões apropriadas, ou não, sobre o Curso de Direito e a possibilidade de serem felizes estudando-o e, no futuro, como profissionais, pois todos praticamos atos em busca da felicidade.

Fechando o evento, no segundo dia, a orientanda de Iniciação Científica e discente do 4º período, Edná Cristina Medeiros dos Santos, falou sobre sua trajetória pessoal e profissional abordando questões relativas aos motivos pelos quais abandonou outra carreira e ingressou no Curso de Direito; os desafios que enfrentou e tem enfrentado e; o quanto a Iniciação Científica tem contribuído para o seu crescimento, citando, ainda, os eventos em que participou e os trabalhos realizados.