Em 23/10/2019 às 16h35

Filiação ao Crea é obrigatória

Ao se vincular a esse conselho, o profissional da Engenharia assume o compromisso de seguir o código de ética da sua área de atuação

Iara Priscila Boaventura Alves*

Conhecida como a área das Ciências Exatas mais antiga da história, a Engenharia é responsável pelo avanço da civilização e do progresso tecnológico de um país. E a profissão de engenheiro tem se tornado cada vez mais requisitada no Brasil. Embora tenham se formado, nos últimos anos, muitos engenheiros em diversas áreas da Engenharia, conforme o mercado de trabalho existe uma carência de profissionais mais qualificados.

A Engenharia é essencial para o crescimento do nosso país em diversos setores e, com a ascensão do Brasil nos últimos anos, houve um aquecimento no mercado em busca de profissionais para atuar nas diversas áreas da Engenharia. Mesmo após a recente crise que assolou nosso país, a busca por bons engenheiros não deixou de existir.

Recentemente o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que o problema do nosso país não é a carência de alunos formados em cursos de Engenharia. A escassez se dá devido à ausência de profissionais qualificados, que apresentem os conhecimentos necessários para o desenvolvimento eficaz de suas atividades.

Com intuito de fiscalizar, orientar e certificar a qualidade do profissional de Engenharia, surgiu o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Para que o engenheiro possa exercer sua profissão de forma plena e legal, após a conclusão do curso, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), deve solicitar sua vinculação junto ao Crea.

O principal objetivo deste conselho é fiscalizar os profissionais para garantir que as suas atividades sejam realizadas de maneira ética, impedindo a atuação de leigos, proporcionando à sociedade de um serviço de qualidade. Além do papel de fiscalizador, o Crea também possui a importante função de defesa dos profissionais filiados, seja em caso de responsabilidade civil ou em processo disciplinar/ administrativos.

Em outras palavras, ao se vincular ao Crea o profissional assumiu o dever de seguir as normas do conselho, bem como o código de ética da sua área de atuação. Sem falar que, ao se registrar, o engenheiro comprova que frequentou e concluiu um curso superior reconhecido pelo MEC. Ao contrário do que se possa pensar, o profissional da Engenharia é obrigado a se filiar ao Crea para exercer a profissão.