PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCAIS PENAIS E CRIMINOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO  EM CIÊNCIAS PENAIS E CRIMINOLOGIA

  

O curso de Pós-Graduação lato sensu em Ciências Penais e Criminologia objetiva capacitar e aprofundar os conhecimentos específicos no campo das ciências penais e criminologia, propiciando ampla visão sistêmica da área e aperfeiçoamento dogmático, e, também qualificar o profissional do direito no trato dos temas centrais das Ciências Penais e Criminologia mediante exposição dos mais recentes desenvolvimentos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais de cada um dos eixos disciplinares em que se desdobra o programa da pós-graduação (Direito Penal, Direito Processual Penal e Criminologia). Busca ainda qualificar e habilitar docentes, nas diversas áreas das Ciências Penais, estimulando o raciocínio jurídico crítico e o estabelecimento de uma escola diferenciada na produção jurídico-científica em Ciências Penais apta a contribuir para o desenvolvimento dos institutos jurídicos do Direito Penal e Processual Penal.  O curso trará docentes com titulação e  conhecimento/experiência vasta nas Ciências Penais para reflexão de temas relevantes e perspectivas de alteração da legislação penal e processual penal.

 

PUBLICO ALVO: Advogados, Bacharéis em Direito, Professores, Magistrados, Membros do Ministério Público, Servidores Públicos, Servidores do Poder Judiciário e demais interessados na área.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1)TEORIA GERAL DO DELITO E PRINCIPIOLOGIA CONSTITUCIONAL

 2)CULPABILIDADE, CONCURSO DE AGENTES E PUNIBILIDADE

3)TUTELA PENAL DOS BENS JURÍDICOS INDIVIDUAIS

4)TUTELA PENAL DOS BENS JURÍDICOS SUPRAINDIVIDUAIS

5)MEDIDAS CAUTELARES E PROCEDIMENTOS CRIMINAIS

6)FERRAMENTAS IMPUGNATIVAS E DECISÃOJUDICIAL

7)LEGISLAÇÃO PENAL E PROCESSUAL PENAL ESPECIAL

8)TEORIAS PENAIS E TEORIAS CRIMINOLÓGICAS

9)CRIMINOLOGIA ETIOLÓGICA INDIVIDUAL

10)CRIMINOLOGIA CRÍTICA INDIVIDUAL :  LABELING APPROACH

11)CRIMINOLOGIA CRÍTICA ESTRUTURAL

12)SEGURANÇA PÚBLICA  E OS NOVOS DISCURSOS PUNITIVOS

13) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA



METODOLOGIA

 

Como recursos metodológicos a serem empregados no curso podem-se destacar os seguintes:

_ Aulas expositivas (uso de quadro branco, retroprojetor e data-show);

_ Debates a partir de leituras de textos correlatos à área

_ Aulas no Laboratório de Informática;

_ Filmes;

_ Palestras

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

Embora não haja uma exigência de atividades complementares, os alunos são incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.

 

TECNOLOGIA

Os professores têm à disposição os seguintes equipamentos como recursos de apoio às atividades didático-pedagógicas:

_ Datashow

_ Computador com leitor de CD/DVD

_ TV

_ Vídeo

 

INFRA-ESTRUTURA FÍSICA

 

As aulas dos cursos de pós-graduação lato sensu são realizadas no NPJ da FADILESTE, instalado em um casarão centenário inteiramente restaurado, dotado de ampla e moderna estrutura, anexo ao campus da FADILESTE.

Os alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu têm acesso livre às dependências da Biblioteca da Faculdade (inclusive sala de estudos individuais e em

grupo), bem como aos Laboratórios de Informática da Instituição.

 

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

 

O pré-requisito essencial para a admissão nos cursos de Pós-graduação da FADILESTES é possuir diploma de graduação em qualquer curso superior. Ainda, é exigido um currículo atualizado como critério adicional de seleção, que será utilizado eventualmente em entrevista com o coordenador do respectivo curso no caso de procura superior à oferta de vagas.

 

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

 

Cada disciplina terá uma avaliação de acordo com os critérios exigidos por cada professor regente, sendo exigida uma nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis). Já o Trabalho de Conclusão de Curso exigirá nota mínima igual ou superior a 7,0 (sete).

 

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

 

No início de cada disciplina, o professor responsável recebe uma pauta com a lista de nomes e número de inscrição dos alunos em cada disciplina onde registra as presenças e ausências. Ao final do curso, verifica-se o cumprimento da presença mínima em 75% das aulas de cada aluno, a fim de lhe permitir a expedição do certificado de conclusão do curso, caso aprovado em todas as disciplinas oferecidas.

 

  

TRABALHO DE CONCLUSÃO

 

O TCC será um artigo científico ou monografia sobre tema relacionado ao curso, orientado pelos professores regentes do curso. A disciplina Metodologia da Pesquisa e Seminários de Pesquisa auxiliará no desenvolvimento do trabalho.

 

CERTIFICAÇÃO

 

De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº. 1. de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu, emitido pela FADILESTE.

 

 

OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA FADILESTE SÃO 100% PRESENCIAIS. O CORDO DOCENTE É FORMADO POR PROFESSORES COM NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO NO CONTEÚDO MINISTRATO, EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO.

 

CARGA HORÁRIA: 390 HORAS-AULA

AULAS NAS SEXTAS-FEIRAS (19 ÀS 22:30) E SÁBADOS ( 8 Às 13:00) (ENCONTROS MENSAIS) EXCEPCIONALMENTE AULAS SOMENTE NO SABADO ( 8 ÀS 17:00)

 

 

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES:  Whats (33) 98428-1508


tenho interesse